Explicando de maneira bem simples: a ausência do planejamento financeiro deixará a escola “andando no escuro” em termos financeiros. Logo, é fundamental que toda instituição de ensino tenha planejamento para traçar praticamente tudo o que pode ser feito durante o ano letivo; assim como definir prioridades e identificar gastos a serem cortados.
Para fazer um planejamento financeiro, você precisa envolver toda a equipe que lida diretamente com o setor de compras e pagamentos, além de gestores para definir como serão as atividades para o próximo ano. Reúna a sua equipe para alcançar informações relevantes.
Separamos algumas dicas pra você!
- Definir metas
O planejamento envolve a realização de algumas ações, as quais são fundamentais para melhorar a escola. Por exemplo, conseguir novas matrículas. Para isso, é necessário investir em publicidade. Ou seja, terá gastos e isso tornará indispensável o planejamento financeiro. Outros exemplos:
- obter número X de novas matrículas;
- aumentar o faturamento em X%;
- ampliar e renovar as áreas de lazer da escola
- ter X novos cursos extracurriculares.
Outro item importante é diminuir em X% a inadimplência. Para ajudar a sua instituição de ensino, o ideal é contar com uma empresa especializada em Cobrança Extrajudicial e Judicial.
- Recursos disponíveis
Entender os objetivos é fundamental para verificar se há recursos suficientes para atingir os objetivos. Saber quando e onde será aplicado o dinheiro faz com que a instituição de ensino tenha uma visão de quanto deverá guardar para atingir tais metas. Existe uma época recomendada para identificar o valor exato dos recursos, conforme os alunos forem fazendo as suas matrículas: no final do ano e início do outro. Dessa forma, é possível ter uma estimativa de quanto ainda há em caixa.
- Simular situações
Estudar situações como uma projeção do que a escola deseja para o próximo ano é uma forma de colocar no papel o que será preciso fazer para concretizar os objetivos. Por exemplo: se basear na quantidade de matrículas que vem acumulando nos últimos anos. Por meio destes números é possível ter uma estimativa do total de alunos com os quais é possível contar. Assim como calcular as desistências e inadimplências.
Mesmo parecendo óbvio, o planejamento financeiro acaba ficando na gaveta por conta das tantas demandas da rotina da organização. Para que não seja surpreendido, siga as nossas dicas e tenha controle da situação se algo der errado ou sair bastante do planejado.
Para que o seu planejamento financeiro funcione bem, você pode contar com a ACP para tratar da inadimplência através da plataforma de negociação com profissionais amparados por um sistema de cobrança.