Nos últimos anos, o Brasil passou por duas recessões econômicas, praticamente uma seguida da outra: primeiramente, a crise de 2015-2016 com a queda do PIB (Produto Interno Bruto) em mais de 8%, e logo em seguida a pandemia do coronavírus de 2020, que ainda reflete em nosso cenário atual. Apesar disso, economistas apontam que o país está em recuperação e que há uma projeção de crescimento até novembro de 2024, isso para chegar ao nível equivalente do PIB de 2013. Neste ínterim, empresas são cada vez mais afetadas pela inadimplência dos clientes e, de acordo com pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 78,9% das famílias brasileiras têm dívidas a vencer, e ainda traz o apontamento que 30,3% das famílias brasileiras possuem alguma dívida em atraso.
Levando em consideração o alto endividamento das famílias, este período de fim de ano, que geralmente é marcado por maior consumo e maiores gastos, não assegura um grande progresso no comércio, pois há quem prefira utilizar qualquer quantia extra para o pagamento de dívidas pendentes. No entanto, segundo pesquisas locais, houve um aumento expressivo de pessoas com intenção de compras de presentes e artigos natalinos, quando comparamos ao ano passado. Neste cenário ambíguo, mas ainda assim esperançoso, as empresas devem pôr em sua rotina financeira as cobranças de clientes inadimplentes, para evitar perdas e problemas no fluxo de caixa.
Primeiro passo para garantir excelência na gestão financeira de sua empresa em 2023
Para o crescimento de sua empresa, ainda mais em um cenário de crise, é importante redobrar a atenção para as estratégias de gestão financeira. A administração dos recursos de uma corporação deve ter como pilar a formação de lucro, contudo não é uma opção inteligente ignorar a inadimplência, pois ela compromete todo controle financeiro da empresa. Por isso, para iniciar o próximo ano evitando novas perdas e, por consequência, recuperando rendimentos que estavam perdidos, o ideal é a realização do serviço de recuperação de crédito.
Como funciona a recuperação de crédito?
O processo de recuperação de crédito é realizado por empresas que utilizam metodologias específicas efetuando o contato direto com o cliente, com o objetivo de negociar o valor em débito. É importante ressaltar que os métodos de negociação são totalmente legais e podem gerar um retorno muito significativo para o caixa das empresas. E lembre-se: quanto maior a demora para o início do processo de cobrança, menores são as chances de pagamento.
Escolha uma solução em recuperação de crédito que atenda as necessidades de sua empresa
Apesar das perspectivas da economia para 2023 ter um crescimento bem tímido, com uma estimativa de crescimento do PIB de apenas 0,73%, segundo relatório “Focus” emitido pelo Banco Central do Brasil, ainda assim, contar com uma empresa especializada em recuperação de crédito é fundamental para a saúde financeira de sua empresa. Nisso você pode contar com a ACP, empresa de cobrança do RJ, com mais de 20 anos de experiência em Cobrança Extrajudicial, Cobrança Judicial, Direito Empresarial, Direito do Consumidor e Assessoria de Crédito e Cobrança. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.