A Serasa divulgou que o Brasil registrou 65,2 milhões de consumidores inadimplentes em fevereiro. Neste mesmo mês, o número de inadimplentes subiu 0,54%. Esses cidadãos têm R$ 263,4 bilhões em dívidas negativadas (em atraso).
Em média, cada brasileiro deve R$ 4.042,08. Os homens representam 50,2% dos devedores, contra 49,8% das mulheres. Na divisão por faixa etária, a maior parte tem entre 26 e 40 anos de idade (35,3%), seguida pela faixa de 41 a 60 anos de idade (34,9%).
Um grande problema no Brasil, a falta de pagamento em dia é um problema cotidiano em empresas que trabalham com pagamentos recorrentes e parcelamentos. O empreendedor que precisa reduzir a inadimplência precisa ter uma gestão controlada.
A questão do não pagamento gera muitas preocupações entre os empresários. De acordo com estudo feito pelo Sebrae, essa preocupação é maior do que a concorrência acirrada. Claro, a inadimplência pode ocasionar o fechamento de um negócio.
Como reduzir a inadimplência nas empresas?
A inadimplência compromete todo o controle financeiro de uma organização. Sem recursos, o gestor enfrenta desafios importantes, como a dificuldade de honrar com seus pagamentos com fornecedores ou ter que recorrer a empréstimos.
O índice de inadimplência elevado pode, também, aumentar os custos e reduzir os ganhos.
De acordo com o Banco Central, uma taxa de inadimplência pode ser considerada aceitável se estiver na faixa de 5%. Vale destacar que esse índice se refere aos pagamentos não quitados que superem 90 dias de atraso.
Diante desses fatos, é possível concluir que, saber como reduzir a inadimplência de sua empresa, deve ser uma das prioridades. Neste artigo, vamos apresentar 5 ações que ajudam a reduzir a inadimplência na sua empresa.
1 – Estar aberto a negociações
Estar aberto a negociações é uma boa prática de gestão de inadimplência e não afeta a relação com seus clientes.
2 – Administrar os atrasos
Para gerenciar é recomendável que sejam registrados todos os dados do cliente devedor, como o total da dívida e o tempo de atraso.
3 – Diversificar os meios de pagamento
Oferecer um sistema de pagamento digital pode ser uma ótima alternativa, tanto para a sua empresa, como para o cliente. Assim, é possível oferecer a seus clientes o pagamento via cartão de crédito, que pode ser feito em várias parcelas, o que facilita a compra e o pagamento.
4 – Automatizar os processos
Essa automatização pode ser feita por meio da terceirização com uma empresa, como a ACP, que atua, exclusivamente, na Recuperação de Crédito Inadimplidos (Cobrança Extrajudicial e Judicial), em todo o território nacional.
5 – Investir em seu sistema de cobranças
A ACP apresenta recursos tecnológicos e organiza a sua operação financeira de ponta a ponta. Isso faz com que você crie suas próprias regras em relação à cobrança de inadimplência.
Para saber mais sobre as ações para reduzir a inadimplência, fale com um dos nossos especialistas!