Categorias
Sem categoria

Impacto da inadimplência: endividamento atinge 80% das famílias pobres 

O endividamento dos brasileiros entre as famílias mais pobres é preocupante, 8 em cada 10 lares estão endividados. Esses dados mostram que é urgente buscar soluções mais eficazes economicamente. Pensando nisso, vamos falar sobre endividamento crescente no Brasil, que já é o maior em 12 meses, e o impacto da inadimplência na economia. Confira!

Impacto da inadimplência: maior índice de endividamento em 12 meses

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), apontou que, em setembro deste ano, o total de lares brasileiros com dívidas a vencer chegou a 79,3%, o terceiro aumento consecutivo. 

Em setembro deste ano, por exemplo, a proporção de endividados entre os consumidores com renda inferior a 10 salários mínimos aumentou 0,4% e atingiu 80,3%, o maior patamar da série histórica da pesquisa. 

Embora as famílias de maior renda estejam com a mesma proporção de endividados, o volume de consumidores que atrasaram o pagamento de dívidas cresceu 7 pontos percentuais na comparação anual. Isso mostra que a crise está atingindo todas as camadas da sociedade.  

O dado é preocupante, pois demonstra um cenário em que cada vez mais pessoas estão tendo dificuldades para honrar seus compromissos financeiros. No entanto, é importante manter a esperança e continuar buscando soluções para essa situação. Afinal, o brasileiro é conhecido por ser resiliente e saber se reinventar diante das adversidades.

Famílias mais pobres são as mais afetadas pelo endividamento

Os dados mostram que a proporção de famílias endividadas é maior nas famílias com maior renda. Isso demonstra que os mais ricos estão ficando cada vez mais inadimplentes. No entanto, o volume de consumidores que atrasam o pagamento de dívidas é maior nas famílias de menor renda. 

Ou seja, os pobres estão tendo mais dificuldades em pagar as contas em dia. Esse é um problema sério, pois leva à exclusão social. Além disso, o crescimento da inadimplência gera uma crise econômica ainda maior. Portanto, é urgente promover políticas públicas que favoreçam o equilíbrio financeiro das famílias brasileiras.

Cartão de crédito: a principal forma de endividamento

Segundo um estudo recente, o cartão de crédito é a principal forma de endividamento para as famílias brasileiras. Isso não é surpresa, já que esse produto oferece inúmeras vantagens, como o limite de crédito e a possibilidade de parcelar as compras em até 12 vezes sem juros.

Portanto, é fundamental avaliar bem os gastos antes de fazer qualquer compra no cartão e tentar reduzir o valor das parcelas para não comprometer o orçamento familiar. 

Mulheres brasileiras estão se endividando cada vez mais

A pesquisa mostra que as mulheres estão se endividando cada vez mais em cartões de crédito, enquanto os homens estão optando por carnês de lojas. Esse é um problema crescente, pois o endividamento avançou 0,9 ponto percentual entre as mulheres, de agosto para setembro (eram 80%, agora são 80,9%), enquanto caiu ligeiramente entre os homens (0,1 p.p., de 78,3% para 78,2%). 

No intervalo de um ano, as mulheres também contraíram mais dívidas do que os homens (aumento de 5,9 p.p. e 5,1 p.p., respectivamente). Ainda segundo a pesquisa, esse tipo de dívida traz grandes consequências para as famílias e reflete na qualidade de vida dos brasileiros. É urgente tomar medidas para reverter essa situação.

O impacto da inadimplência: empresas devem buscar soluções de crédito

O alto nível de endividamento das famílias brasileiras também tem um impacto negativo na economia como um todo, uma vez que diminui o poder de compra dessas famílias e reduz a demanda por produtos e serviços.

Portanto, fica evidente que o alto nível de endividamento das famílias brasileiras representa um problema sério para as empresas e para a economia como um todo. 

Esses dados apontam a necessidade de atuarmos com recuperação de crédito para empresas, auxiliando-as a voltar a ter uma boa saúde financeira e, assim, consequentemente, gerar empregos e renda. 

A ACP Cobranças, empresa de cobrança no RJ, apresenta recursos tecnológicos e organiza a sua operação financeira de ponta a ponta. Isso faz com que você crie suas próprias regras em relação à cobrança de inadimplência.. 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *