Categorias
Sem categoria

Confira algumas dicas para que você consiga reconhecer o ataque e se proteger.

Talvez o termo phishing seja novo para você,  mas todos correm o risco de conhecê-lo na prática por meio de fraudes corriqueiras na internet. 

O nome é derivado do inglês fishing, que pode ser traduzido por “pescaria”. Isso porque, o fraudador joga no “oceano” da internet uma isca com o objetivo de roubar dados pessoais das vítimas.

Para não cair em golpe, a informação é a nossa maior aliada.

Com isso, siga a leitura para entender melhor sobre o que é phishing, quais os tipos existentes e conferir algumas dicas para que você consiga reconhecer o ataque e se proteger.

O que é phishing?

Phishing é o crime de enganar as pessoas para que compartilhem seus dados pessoais e/ou financeiros. Como o nome sugere, tem o objetivo de “pescar” informações e dados pessoais importantes por meio de mensagens falsas.

Para os fraudadores, esta forma de roubo de dados pessoais é relativamente simples de ser feita e atinge a muitos usuários ao mesmo tempo. Os golpistas desenvolvem peças de e-mail ou SMS, aplicativos, fazem sites falsificados ou usam redes sociais para disparar milhões de mensagens por dia. Eles esperam até que os destinatários recebam e abram as mensagens.

O tom da mensagem é sempre urgente. Um dos exemplos mais comuns é um e-mail com notificação que seria do seu banco – mas é falsa e seu banco não sabe que o nome dele está sendo usado – pedindo para que você clique num link e atualize seus dados cadastrais ou a conta bancária pode ser desativada.

Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página que imita a do banco e, a partir daí, consegue registrar tudo o que é digitado pela vítima, como informações de login e senhas, número de cartão de crédito e código de segurança, CPF, entre outros.

O crime de phishing no Brasil

O Brasil foi o país mais afetado por tentativas de roubo de dados pessoais e financeiros de pessoas na internet ao longo de 2020, segundo pesquisa sobre práticas de phishing e spam no mundo realizada pela Kaspersky. 

De acordo com a pesquisa, o percentual de usuários brasileiros que tentaram abrir links enviados para roubar dados pelo menos uma vez representa 19,9% dos internautas do país. Em segundo lugar no ranking vem Portugal (19,7%), seguido da França (17,9%), Tunísia (17,6%), Camarões (17,3%) e Venezuela (16,8%).

O crime de phishing, no Brasil, está previsto na Lei nº 12737, de 2012 (crimes de informática). De acordo com o Superior Tribunal de Justiça, a infração também pode ser classificada como furto qualificado, previsto no art. 155, § 4º, inciso II, do Código Penal Brasileiro, pela utilização de fraude para obtenção de dados da vítima.

O Brasil não está sozinho. No ano passado, os e-mails de spam representaram, em média, pouco mais de 50% de todo o tráfego global de e-mail. Além disso, o PhishLabs identificou um aumento de 47% nas tentativas de phishing entre 2020 e 2021. 

Eles se tornaram muito comuns: aqueles e-mails incômodos que inundam sua caixa de entrada, projetados, apenas, para desviar suas informações pessoais e mais confidenciais sem você saber.

Veja alguns dados da Kaspersky que mostram a importância de se prevenir desse tipo de ataque:

  • o Brasil é líder mundial em golpes dessa categoria, à frente de Portugal e França no pódio;
  • 1 a cada 5 brasileiros foi alvo de phishing durante 2020;
  • phishing é o principal método de roubo de contas financeiras no mundo.

Como prevenir?

  • Confira o link e o domínio do site que você está acessando;
  • Tenha cuidado com os sites de buscas, certificando-se de que o site que você está clicando é o correto;
  • Verifique se a página que você acessou é segura, procurando o “https” no começo da URL e o ícone de um cadeado em seu navegador;
  • Não responda e-mails e SMS que peçam informações pessoais, financeiras ou de contas;
  • Verifique os cabeçalhos das mensagens e o e-mail do remetente;
  • Procure pelo selo de verificação quando receber uma mensagem de uma empresa conhecida;
  • Revise suas contas regularmente e verifique atividades não autorizadas;
  • Não compartilhe mensagens falsas.

Conheça as técnicas de negociações da ACP

Com mais de 20 anos de experiência na área de Cobrança Extrajudicial, a ACP investe continuamente em tecnologia. 

Nossa plataforma de cobrança proporciona integrações sistêmicas, envio de SMS, torpedo de voz, WhatsApp, chatbot, plataforma de autonegociação, envio de boletos on-line, campanha de boletagem e outros.

Os negociadores da ACP são treinados com técnicas de negociação, atendimento e Código de Defesa do Consumidor. Para saber mais sobre as ações a fim de reduzir a inadimplência, fale com um dos nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *