Categorias
Assessoria jurídica empresarial

Assessoria jurídica empresarial em casos de inadimplência

Segundo a Serasa, há mais de 65 milhões de clientes inadimplentes no Brasil. O alto índice de devedores afeta diretamente o balanço financeiro de empresas com valores em aberto. Em meio a este cenário, surge a seguinte dúvida: como cobrar a prestação de contas deste grupo?

Para evitar problemas ainda maiores, é essencial que a equipe responsável por contactar esses clientes domine o Código de Defesa do Consumidor. Através do serviço de assessoria jurídica empresarial, é possível encontrar soluções práticas para reaver valores não pagos. Saiba mais!

Direitos dos clientes inadimplentes

Não é de hoje que a população sente os efeitos da pandemia na economia. Apenas em maio, a dívida dos brasileiros cresceu em 1,3% — o valor mais alto dos últimos 12 meses. E, por maior que seja a quantia não quitada, o cliente endividado possui direitos que devem ser respeitados. Para isto, é essencial que empresas conheçam o Código de Defesa do Consumidor. O regulamento foi instaurado em 1990 para proteger e defender os consumidores. Entre as normas a serem seguidas destacam-se:

Aviso prévio — todo consumidor tem o direito de ser notificado sobre sua dívida. O prazo determinado por lei é de 10 a 15 dias de antecedência do seu vencimento.

Cobranças — ligações com a intenção de cobrar valores em aberto devem respeitar o horário comercial. Contatos aos domingos ou feriados e em horários inoportunos são vetados.

Juros — taxas abusivas não são permitidas. Em caso de descumprimento, a defesa do consumidor pode recorrer à redução dos juros.

Negociação de dívida — embora não seja obrigada a aceitar a proposta do cliente devedor, a companhia precisa estar aberta à negociação. A equipe financeira pode oferecer facilidades de pagamento através de opções de parcelas mais acessíveis ao cliente.

Direito à informação — a empresa deve ser clara em relação à cobrança. Juros, extratos e parcelas precisam ser explicados. Além disso, o cliente não pode ser tratado de forma vexatória.

A importância da assessoria jurídica empresarial

Para facilitar o trâmite legal das cobranças sem desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor, empresários podem recorrer à assessoria jurídica empresarial.

Através deste serviço e da cobrança extrajudicial, a empresa pode reaver os valores não quitados de forma prática e sem conflitos jurídicos. Por dominarem todo o regulamento, os profissionais que atuam na área traçam as melhores estratégias para contactar os clientes envidados.

A assessoria jurídica empresarial oferece orientação jurídica e administrativa para a defesa dos interesses da companhia. Além disso, fornece elaboração e análise de contratos, consultoria preventiva empresarial e ações destinadas a acidentes de consumo e defeitos nos produtos e serviços.

Empresa especializada em assessoria jurídica empresarial

Há 18 anos no mercado, a ACP Cobrança, empresa especializada em Cobrança Judicial e Extrajudicial, possui ampla experiência em assessoria jurídica empresarial. Com profissionais competentes e qualificados, a ACP Cobrança atua na recuperação de crédito inadimplente, como cobrança extrajudicial e judicial, em todo o território nacional. Gostaria de saber mais? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *